sábado, 17 de setembro de 2011

Livro:O Morro dos Ventos Uivantes

Postado por Rhavenna às 01:12
"Não consigo exprimi-lo; mas certamente você e todos imaginam que há ou deve haver uma existência além desta. Qual o motivo de eu existir, se me limitasse a isto? Minhas grandes tristezas neste mundo têm sido as tristezas de Heathcliff, e eu as acompanhei e as senti desde o início; meu maior pensamento na vida é ele. Se tudo o mais perecesse, e ele permanecesse, eu ainda continuaria a existir; e se tudo o mais permanecesse e ele fosse aniquilado, o universo tornar-se-ia para mim estranho e poderoso: eu não mais faria parte dele."

"O Morro dos ventos uivantes" é um daqueles livros que se ouve falar a vida inteira,daqueles clássicos que parecem ter existidos desde sempre.
Quando se é uma leitora curiosa como eu, o único livro escrito por Emily Bronte é uma leitura inevitável;e tanto quanto inevitável é também arrebatadora,uma história como nenhuma outra,que aflora todos os sentimentos possíveis do leitor através de suas páginas.  

O Morro dos Ventos Uivantes, publicado em 1847, é a história de uma paixão violenta e possessiva entre Catherine Earnshaw eHeathcliff. Este foi trazido para casa (Wuthering Heights, a propriedade que dá o nome ao livro) pelo pai de Cathy e Hindley durante uma viagem a Liverpool. Taciturno e reservado, o menino é alvo do ciúme e crueldade de Hindley e do afeto irrestrito de Cathy. Após a morte do Sr. Earnshaw, a crueldade e ódio de Hindley aumentam cada vez mais, assim como o desejo de vingança de Heathcliff.

Antes de ler o livro não pesquisei sua sinopse,só sabia que queria lê-lo,mas acreditava tratar essencialmente de uma história de amor.
As surpresas foram surgindo ao decorrer das páginas.O morro dos ventos uivantes não é uma mera história de amor.É um amor à flor da pele.Amor e ódio retratados na mais selvagem concepção.A crueldade humana,o desejo de vingança,traumas deixados pela infância alternados com momentos de ternura preenchem as páginas do livro.
Uma obra explosiva que chocou os leitores da época,o livro acompanha as várias gerações que viveram na propriedade e as consequências da chegada de Heathcliff e seu amor cruel por Catherine. 
Complexo e denso,ele não vai te deixar respirar em alguns momentos,além de instigar ódio e amor por seus vários personagens.
É impressionante a habilidade de Emily Bronte de desenvolver a história de forma tão coerente e instigante,ainda mais se considerarmos sua personalidade introspectiva e a vida curta e pacata que viveu.
Um livro que merce ser lido.

"- Oh, meu Deus, é impossível! Eu não posso viver sem a minha vida! Eu não posso viver sem a minha alma!"

“Se olho para essas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições! Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a tua imagem! Nos rostos mais vulgares dos homens e mulheres, até as minhas feições me enganam com a semelhança. O mundo inteiro é uma terrível testemunha de que um dia ela realmente existiu, e eu a perdi para sempre."



5 comentários:

Julia on 17 de setembro de 2011 às 14:48 disse...

ótima dica!!
bjss

www.blogdajupenedo.com

Laís on 17 de setembro de 2011 às 17:43 disse...

Também sempre ouvia sobre esse livro, mas achava que seria dramático demais... um dia resolvi ler, e mesmo sendo super dramático, me apaixonei por ele! Confesso que até li duas vezes pra não esquecer os detalhes!!

Ótima dica mesmo :)

Laís on 17 de setembro de 2011 às 17:43 disse...

Também sempre ouvia sobre esse livro, mas achava que seria dramático demais... um dia resolvi ler, e mesmo sendo super dramático, me apaixonei por ele! Confesso que até li duas vezes pra não esquecer os detalhes!!

Ótima dica mesmo :)

Anônimo disse...

"O Morro dos Ventos Uivantes" é citado na saga Twilight, e já fiquei com vontade de lê-lo. E, agora, depois de ler o que você escreveu, me deu muito mais vontade!

Beijos, Dry
http://www.heyohdry.wordpress.com

Rhavenna on 19 de setembro de 2011 às 13:46 disse...

Eu também estou pensando em lê-lo de novo!
Dry,que bom que você gostou!Acho que você não vai se arrepender da leitura,o livro é muito bom!
BJo

 

De malas pra Paris Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei | Blogger Templates | Best Credit Card Offers